terça-feira, 4 de junho de 2013

Conselhos de mãe

Hoje acordei pensando na Palavra escrita em Provérbios 31.
Esta Palavra é muito conhecida entre os cristãos, por se tratar de exemplos de uma mulher “recheada” de qualidades.
Sempre pensei que Provérbios 31, foi escrito pelo Rei Salomão. E só hoje notei, que foram conselhos dados por uma mãe ao seu filho ainda criança, que um dia se tornaria rei de uma nação. Você sabia?
Então veja a importância dos nossos conselhos como mãe, esposa, filha, amiga, irmã.
Sugiro que você leia todo capítulo, mas, hoje quero ressaltar este versículo:

 “O marido desta mulher fiel e dedicada está sempre tranqüilo, pois ela nunca deixará faltar nada para ele.
Ela sempre procura ajudar o marido; sempre procura o bem-estar dele, nunca o mal
Seus filhos a respeitam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo:
Pode haver muitas esposas exemplares neste mundo, mas eu tenho certeza que nenhuma delas é melhor que você.
Os encantos de uma mulher podem ser apenas uma ilusão, e a beleza não dura para sempre. A verdadeira beleza, a verdadeira honra de uma mulher está em amar e obedecer o Senhor.
A mulher que fizer isso será elogiada diante de todos; receberá a recompensa merecida” 
Provérbios 31:11-12 e 28 ao 31

Será que esta mulher existe?
Amadas, quantas vezes no corre-corre da vida moderna, preferimos pedir uma pizza, do que  fazermos a comidinha que ele mais gosta? Ou então, cedermos a momentos descontraídos como compartilhar uma bacia de pipoca, assistindo a um filminho romântico, do que os amigos virtuais? E diga-se de passagem que o mundo virtual tem transformado muito casamento, não é mesmo? Quero dizer, destruído muitos casamentos! Há muitos casais que não estão tranqüilos coisa nenhuma!
Fica a pergunta: Quanto eu tenho me dedicado para o bem estar do meu conjuge?
Sim! Porque somos um diante de Deus. E se ele não estiver bem; como eu posso estar?
Preciso melhorar. Preciso identificar em que posso me dedicar mais a ele. Tarefa difícil. Mas, se eu começar, já é um primeiro passo.

Não! Eu não estou dizendo que “Amélia é que era mulher de verdade”! E nem a Bíblia diz isto. Mas, precisamos resgatar aquelas coisinhas que aprendemos com as vovós, sabe?
Lembro dos panos de chão da minha vó que se confundiam com panos de prato de tão branquinhos que eram...
Os bolinhos de chuva no fim da tarde, que comíamos, bebendo “cafezinho preto” sentados no quintal e falando de nós mesmos...
As comidinhas refogadas com “arroz branco”, que nem de longe lembravam os hambugueres, batatas fritas e pizzas deste tempo moderno.
Lembro das casas com o chão de “vermelhão”, onde levávamos horas encerando e dando lustre com escovão.
As mães tinham tempo de ensinar para as filhas os trabalhos domésticos: As panelas eram “areiadas” e pareciam espelhos. Era um imenso prazer receber as visitas com café passado em coador de pano e o bolo de fubá sobre a mesa. As mães ensinavam as filhas serem hospitaleiras com os visitantes.
Eu sinto falta.
Hoje em dia, quase não recebemos visitas. Não temos tempo para um bom bate papo na sala!
Naquela época, quando um casal brigava, os filhos não ficavam sabendo. Sequer transparecia alguma indiferença.
A esposa não falava mal do marido pra ninguém. E se falava, contava apenas pra amiga mais íntima mesmo! As mães ensinavam os filhos a respeitar os mais velhos. Palavrão nem pensar!
Os casamentos duravam mais. Os filhos eram mais valorizados. Os pais pensavam mais de mil vezes, antes de sequer citar a palavra “separação”!
Naquela época, a família era o bem maior. Todo o cuidado era pouco para preservar o futuro e “criar” homens de bem. Os filhos tinham o prazer de dizer que queria ser igual ao pai quando crescesse. As meninas brincavam de boneca até os 15 anos e a paquerinha do colégio só começava lá pelos 16 anos, quando o coração disparava, as bochechas ficavam vermelhas e as mãos suavam: daí sabíamos que estávamos gostando de alguém.
Daí, você me diz: _Será que estes casais eram realmente felizes?
E eu te respondo:_ Você é mais feliz hoje?

Como eu citei no começo, esta Palavra de Provérbios 31, nos remete a uma reflexão, do quanto estamos nos dedicando não somente a felicidade da nossa família, mas, o quanto estamos nos dedicando a sermos felizes.
Por vezes, pensei que a mulher sábia da Bíblia não existia. Vejo que não posso acompanhá-la 100%, pois não sei costurar, embora queira aprender! Meu marido é quem sempre se levanta primeiro e prepara o café da manhã. Enfim, não sigo a risca o capítulo 31 de Provérbios.
Mas, mesmo não sendo integralmente a mulher virtuosa , posso assegurar que tenho a maior e melhor qualidade que uma mulher poderia ter e buscar: lutar por uma família íntegra e embasada na Palavra de Deus.
Sempre digo na minha casa:_Quero ser uma vovozinha quituteira! É isto mesmo: Resgatar os bolinhos de chuva no açúcar e canela, a pipoca frita na manteiga, o bolo de fubá, o cachecol para os dias de frio, as musiquinhas e historinhas na hora de dormir, o brigadeiro de comer raspando a colher na panela...
Quero ver meus netos e se Deus permitir meus bisnetos e porque não tataranetos?
Enfim se cumprirá em minha vida o versículo 31: receberei a recompensa merecida.

Minha família é o meu maior bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário