sábado, 16 de fevereiro de 2013

E se os pulgões aparecem?


Como são lindas as orquídeas! 
Comprei uma no supermercado conhecida como “Orquídea de Secretária”; um galho comprido com as flores brancas penduradas. Linda!
Aproveitei passei num desses gardens e comprei um substrato para orquídeas.
A orquídea foi a minha primeira planta do jardim.
Já haviam me falado que orquídeas são delicadas e melindrosas. Mas não dei ouvidos!
E lá vou eu cuidar da minha linda orquídea.
Primeiro a tirei do seu vaso e plantei com terra numa fibra de coco; depois, era só regar de vez em quando que tudo ia dar certo. Ela continuaria linda.
Oh, Oh!!! Plantar orquídea na terra?
Não se planta orquídea em terra. Elas gostam de seiva e preferem cascas de árvores.
E fibra de coco nem pensar!
Logo apareceram os pulgões!
Pulgão é um inseto muito pequenino e voraz que ataca sem piedade as  plantas ornamentais, sugam a seiva das plantas e é fatal.  
As folhas da minha orquídea ficaram amarelas e seu caule atrofiou.
Conclusão: Minha orquídea morreu.

O exemplo deixado por minha orquídea mostra nossa fragilidade em estar num ambiente inadequado.
No jardim de Deus somos cultivados com particularidades.
Há o local certo para nos mantermos vivos e viçosos. 
Quando saímos do ambiente de renovo e restauração, onde somos alimentados e cuidados de acordo com as nossas necessidades espirituais,  estamos sujeitos aos ataques do inimigo, que podem ser fatais para nossa vida espiritual; ficaremos atrofiados e amarelos (sem forças para orar e ler a bíblia), nos levando a morte.
Perderemos a resistência, pois estamos plantados no lugar errado.

Mas, então como eu poderia salvar minha orquídea?
Em primeiro lugar, eu deveria tê-la plantado num vasinho plástico com mais cascas de árvore, ou tê-la amarrado num tronco, para que pudesse se alimentar da seiva.
Depois, eu deveria providenciar imediatamente um inseticida próprio para plantas ornamentais e contar com a colaboração de alguns insetos como as joaninhas e besourinhos que os atacam.
Mas tudo isto eu descobri depois que minha plantinha morreu.

Agora fica a dica:
Minha linda orquídea do jardim de Deus, esteja enraizada no tronco da Arvore da Vida, não queira mudar de ambiente. 
E, se de repente perceber a chegada de um pulgão, peça para algumas joaninhas e besourinhos interceder por sua vida em oração.

Não saia do ambiente de vida que é a presença de Deus. 

Ore. Leia a Bíblia diariamente. Louve.
Procure uma igreja evangélica onde a Palavra de Deus seja ensinada com verdade e o nome de Jesus Cristo seja glorificado.

“Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.”  - João 15:5



Continue semeando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário